Psicologia da Orientação vocacional

Trata-se de uma área da Psicologia que visa apoiar e orientar as pessoas em diversas fases da sua vida (para além da adolescência) no processo de conhecimento das suas capacidades e das suas competências, interesses, necessidades, valores e expetativas para poderem construir o seu projeto profissional e de vida.
Trata-se de uma intervenção que visa o desenvolvimento de um projeto vocacional e definição ou desenvolvimento da carreira.


Psicoterapia e aconselhamento Psicológico de jovens, adultos e séniores

Tem como objetivo o estabelecimento de um diagnóstico e visa o apoio psicológico a jovens, adultos e seniores, assumindo um carácter preventivo ou curativo do sofrimento psíquico, através de métodos e saberes clínicos.
O objetivo principal é a compreensão do ser humano e dos seus processos intra e interpessoais, entendidos na sua totalidade e singularidade através da sua história, da sua personalidade, da sua forma de vivenciar o mundo e o sofrimento. E porque a vida é feita de conflitos, de tentativas, de falhas, de erros, de desajustamentos e de readaptações, permite a adaptação e resolução de conflitos contribuindo, assim, para o bem-estar psicológico individual.


Hipnoterapia e reprogramação emocional

A hipnose é um estado de concentração elevado acerca de uma ideia ou pensamento, que nos desvia a atenção de todo o resto e nos permite aumentar o nível de compreensão individual.
A hipnose não implica “perder” a consciência. A hipnose implica que o cliente esteja sempre consciente de todo o processo, mas que apresente um estado de concentração elevada sobre determinada área ou problema a resolver permite a sua resolução.
O uso das técnicas de Reprogramação Emocional, nomeadamente da Programação Neurolinguística, têm-se revelado muito útil no seguimento da terapia de regressão, para instaurar novas estruturas de pensamento, de acordo com os objetivos previamente estabelecidos com o paciente.
Esta terapia pode ser usada para quem pretende alcançar objetivos e metas de vida. São induzidas sugestões, ao paciente, de modo a potenciar os seus pontos fortes, trabalhando a autoestima e criando abertura para novas oportunidades.


Terapia regressiva

A regressão ao passado é uma das técnicas mais eficazes de resolver e ultrapassar experiências traumatizantes do passado e emoções disfuncionais. È um processo em que o paciente é um agente dinâmico na sua própria cura, observa as suas memórias, revive-as, liberta-se e integra essa experiência na sua personalidade! A terapia de regressão é um trabalho sobre o nosso passado, com orientação e mudança do futuro e para o futuro.


Psicologia da Criança

A regressão ao passado é uma das técnicas mais eficazes de resolver e ultrapassar experiências traumatizantes do passado e emoções disfuncionais. È um processo em que o paciente é um agente dinâmico na sua própria cura, observa as suas memórias, revive-as, liberta-se e integra essa experiência na sua personalidade! A terapia de regressão é um trabalho sobre o nosso passado, com orientação e mudança do futuro e para o futuro.


Psicologia do Idoso/Sénior

O processo de envelhecimento é uma experiência psicoafectiva exigente e cujas mudanças afetam em muitos casos a imagem que os indivíduos têm de si próprios, especialmente porque existe a diminuição de algumas capacidades e das suas funcionalidades.

O papel do psicólogo nesta fase do desenvolvimento permite apoiar e ultrapassar os desequilíbrios, causadores de sofrimento bem como a melhoria do bem-estar psicológico.


Neuro Estimulação Cognitiva e Rastreio cognitivo do Sénior

Em face do aumento significativo e progressivo da longevidade o papel do psicólogo é determinante no diagnóstico, rastreio e reabilitação cognitiva. Existem vários programas de intervenção com vista à recuperação de funções cognitivas e manutenção das mesmas ao longo do tempo.


Avaliação Psicológica de condutores

Tendo em consideração a obrigatoriedade legal de todos os condutores de veículos pesados de mercadorias serem sujeitos a avaliação psicológica para obterem e/ ou renovarem a carta de condução e/ou renovarem algumas licenças especiais de condução, e ainda a obrigatoriedade desta mesma avaliação para examinadores de condução, a Humanizar-te dispõe na sua oferta de serviços a Avaliação das dimensões exigidas por lei para cada situação (e.g., capacidade de reação, coordenação motora, inteligência, atenção/concentração) através do Sistema Integrado para a Avaliação Psicológica de Condutores, Examinadores e Licenças ADR de forma a poder ir de encontro às necessidades dos condutores em cada situação.
Esta valência é assegurada pela parceria a realizar com a Psitec


Reeducação postural global

A Reeducação Postural Global (R.P.G.) é uma forma de Fisioterapia que consiste em ajustamentos posturais para reorganização dos segmentos do corpo humano.
A reeducação Postural Global apresenta-se como um método de alongamento das cadeias musculares estáticas do corpo, promovendo o alongamento da musculatura e das cadeias musculares retraídas ou encurtadas e do tecido fascial envolvente, restaurando a mobilidade articular.
O trabalho respiratório é fundamental nesta forma de fisioterapia para que haja um bom resultado.
Quando a respiração é desbloqueada, principalmente através da libertação do principal músculo da respiração o diafragma, todos os outros músculos fica mais soltos permitindo a cada um de nós uma postura melhor com a eliminação dos sintomas e o realinhamento do corpo.


Massagem terapêutica (bebés, crianças, jovens, adultos e séniores)

Apesar de haver muitos tipos particulares de massagem, existem alguns tipos básicos e primordiais de massagem. As técnicas de massagem dividem-se basicamente em duas categorias: Energéticas e Fisiológicas. As primeiras buscam a reorientação da energia vital (chi, ki, prana) e as segundas têm como objetivo a desintoxicação do organismo através da eliminação do ácido lático das fibras musculares, além de auxiliar o retorno do sistema venoso.
O Espaço Humanizar-te proporciona massagens terapêuticas com os dois objetivos referidos anteriormente para bebés, crianças, jovens, adultos e seniores.
Normalmente as pessoas que recebem sessões de massagem terapêutica experimentam igualmente uma grande sensação de bem-estar, relaxamento, tranquilidade e melhoria do sono profundo.


Técnicas de Relaxamento para Séniores (Individual ou em Grupo)

As técnicas de relaxamento para Séniores integram diversas técnicas terapêuticas como a meditação, ou a visualização terapêutica por exemplo, aconselháveis para a gestão e controlo emocional, redução do stress, melhoria do sono, reequilíbrio do metabolismo, da pressão arterial, do ritmo cardíaco e da frequência respiratória.
Tratam-se de técnicas que proporcionam um descanso superior ao sono em 6 a 8 vezes e que auxiliam na superação do envelhecimento precoce, insónia, cansaço e ansiedade. Contribuem ainda para a melhoria da concentração, do raciocínio, da memória, do desenvolvimento da criatividade, da perceção e a autoconfiança.


Reiki

O Reiki é uma terapia complementar e integrativa e onde a visão holística da pessoa permite a intervenção sobre o corpo físico, mental, emocional e energético/espiritual. A sua abrangência a nível hospitalar tem-se refletido na melhoria do potencial de cura do paciente e no tratamento de doenças em hospitais em todo o mundo. O princípio do Reiki é a Energia Vital do corpo, que nos rodeia e preenche, sendo um conceito tipicamente oriental que se baseia no pressuposto de que tudo no universo é alimentado por energia e que a mesma flui à nossa volta e dentro de nós. Trata-se de um método terapêutico que visa realinhar o fluxo de energia vital e aumentar a capacidade de cura individual trazendo o equilíbrio energético ao corpo, bem como a redução de stress e relaxamento, e uma sensação de bem-estar geral. De acordo com Mikao Usui o Reiki é a arte secreta de convidar a felicidade! As consultas de Reiki no Espaço Humanizar-te são individuais.


Massagem ayurvédica

A massagem Ayurvédica é uma técnica de massagem holística que favorece a integração, o equilíbrio e o intercâmbio dinâmico entre a mente e o corpo. É um método de tratamento corporal de deslizamentos e alongamentos, auxiliado por óleos vegetais e essências que estimula os músculos e a circulação, libertando as toxinas presas aos músculos e tecidos. Proporciona uma maior flexibilidade do corpo e mobilidade nas articulações, possibilitando o circuito livre da energia vital.
É indicado ainda para caso de dores musculares, enxaquecas, dores reumáticas, problemas de coluna, má postura, fortalecimento do sistema imunológico, stress, depressões, etc. Normalmente as pessoas que recebem sessões de massagem Ayurvédica, experimentam uma grande sensação de bem-estar, relaxamento, tranquilidade e melhoria do sono profundo.


Ioga (Adultos e Séniores) Individual ou em Grupo

Na essência, a prática de ioga visa a construção do autoconhecimento do praticante. Atua sobre o poder de concentração, sobre a melhoria da disciplina, da produtividade, e permite uma melhor gestão do stress e o revigoramento físico. A prática contínua de ioga possibilita o desenvolvimento de "força, poder e energia".
Poderá marcar sessões individuais ou em grupo para a prática regular de Ioga no Espaço Humanizar-te.


Nutrição

Nutrição Funcional é um conceito amplo, mas pode ser entendida como a ciência que estuda, além dos alimentos, os nutrientes que formam esse alimento, e o organismo que irá recebê-lo, ou seja, a interação deles de forma completa.
Numa consulta de Nutrição Funcional são observados o estado de saúde, parâmetros bioquímicos, sinais e sintomas que o organismo apresenta e a sua capacidade para digerir, absorver, transportar, excretar e desintoxicar.
Desta forma, antes de pensar em que alimento será saudável para cada indivíduo, faz-se o rastreamento metabólico do organismo para entender o que realmente fará bem ou mal. Assim, é considerada a individualidade bioquímica de cada individuo e não parte da premissa de que todo alimento saudável é saudável para todo mundo.

Outros dois fatores muito relevantes na Nutrição Funcional são:

  • O auxilio através da alimentação no processo de destoxificação hepática, que auxilia na eliminação de metais pesados e na redução da absorção dos mesmos pelo organismo. Lembrando que a presença de metais pesados no organismo (arsénico, mercúrio, alumínio) são responsáveis por inúmeros sintomas comumente encontrados, alguns como: indisposição, dores de cabeça, fadiga, dores abdominais, náuseas, fraqueza muscular, perda de memórias, insônia, entre outros;
  • Alergias e intolerâncias causadas por alimentos, muito comum e ao mesmo tempo desconhecido por muitas pessoas. Sabe-se que o consumo constante de alimentos alergênicos aumenta a formação de substâncias pro-inflamatórias ocasionando inúmeros sintomas ao organismo.


Terapia da Fala

De acordo com o Decreto de Lei nº 564 de 21 de Dezembro de 1999, a Terapia da Fala consiste no "desenvolvimento de atividades no âmbito da prevenção, avaliação e tratamento das perturbações na comunicação humana, englobando não só todas as funções associadas à compreensão e expressão de linguagem oral e escrita, mas também outras formas de comunicação não-verbal."
O Terapeuta da Fala é o Técnico de Diagnóstico e Terapêutica, que tem como principal "função a prevenção, avaliação e tratamento das perturbações da comunicação e da linguagem. A sua atuação incide sobre todos os distúrbios da fala, de voz e da linguagem oral e escrita, independentemente da etiologia, em criança, adolescentes, adultos ou idosos. É um profissional a que compete a prevenção, a avaliação, o tratamento e o estudo Científico da comunicação humana e das perturbações associadas. Neste contexto, a comunicação engloba todas as funções associadas à expressão da linguagem oral e escrita, assim como todas as formas apropriadas de comunicação não-verbal." (CPLOL, 2003).

No âmbito da Terapia da Fala, efetuamos o acompanhamento ao nível de:

  • Atrasos/Perturbações Específicas do Desenvolvimento da Linguagem
  • Alterações na fala/ Articulação Verbal
  • Perturbações da Comunicação/ Autismo
  • Gaguez
  • Problemas de Voz/ Disfonias
  • Dificuldades na leitura e escrita/ Dislexia
  • Alterações na Motricidade Oral
  • Alimentação (dificuldades ao nível da mastigação/deglutição)
  • Surdez


Coaching (Life & Business) e Coaching de Carreira

O Coaching envolve uma parceria entre o coach e o cliente, num processo introspetivo (tomada de consciência) que lhe permite maximizar o seu potencial pessoal e profissional nas diversas fases de mudança e transição da sua vida.

O Coaching assenta no pressuposto de que o ser humano possui inesgotável capacidade de desenvolvimento e assume-se como um processo de estímulo ao coach e para que se questione, gere novas perspectivas e assuma práticas que melhor viabilizam a obtenção dos resultados que deseja.


O Coaching não diz ao cliente o que fazer, mas permite-lhe encontrar as ferramentas necessárias para a sua pessoa e transformação pessoal.


Dependendo da possibilidade do objetivo ser de caráter pessoal, profissional ou para desenvolvimento de carreira, poderemos desenvolver processos de Life Coaching, Business Coaching e Coaching de Carreira.
Esta valência é assegurada pela Dra. Lurdes Neves


Workshops e cursos de formação

A formação e os workshops individuais e em grupo em diversas áreas poderão também constituir uma alternativa ao desenvolvimento de competências individuais.


Porque acreditamos que cada ser humano é único e os processos de cura deverão ser igualmente únicos para cada um de nós, cada pessoa poderá optar pelo tratamento mais adequado às suas necessidades, ou marcar uma consulta para diagnóstico e posterior encaminhamento para o profissional da especialidade que acompanhará na sua resolução.


Esta valência é assegurada por todos os técnicos responsáveis por cada uma das valências em função das temáticas e dos conteúdos dos workshops e dos cursos de formação a realizar.